Atividades Complementares

Objetivando atingir o perfil profissional definido e exigido pelo mercado e também pela sociedade, a Grade Curricular do Curso de Química prevê a realização de atividades complementares, que deverão ser realizadas ao longo do Curso. A principal meta é a ampliação do horizonte da formação profissional, possibilitando ao futuro bacharel em Química uma formação sócio-cultural mais abrangente.

O maior objetivo das Atividades Complementares é constituir um espaço para o exercício da autonomia, permitindo ao aluno complementar seu currículo. Estimular a tomada de decisões próprias no que se refere a habilidades e competências específicas para o seu futuro desempenho profissional. Em segundo plano, as Atividades Complementares visam estimular a participação do estudante em diversos setores da vida universitária, passando eixos do Ensino, pesquisa e extensão, pela representação estudantil, bem como fomentar o interesse pela articulação de sua formação intelectual com as múltiplas possibilidades de sua inserção nos ambientes interno e externo à Universidade

As atividades complementares ou interdisciplinares dizem respeito àquelas que transpõem aos conhecimentos específicos de cada disciplina individualmente. No entanto, promovem a comunicação entre outros campos do conhecimento, favorecem o diálogo permanente, que pode ser de questionamento, de negação, de complementação, de ampliação, de apreensão e compreensão de novos conhecimentos.

Nesse contexto, essas atividades permitem o desenvolvimento do conhecimento científico de forma diversificada e ainda oportunizam desenvolver no acadêmico, competências e habilidades tanto no campo do trabalho coletivo, pois, estimulam o saber, ouvir, refletir, quanto na coordenação de idéias de cunho individual para o processo do grupo favorecem a flexibilidade para adaptar-se a novas idéias e pensamentos.

Assim, tais atividades possibilitam ao acadêmico ser capaz de continuar a aprender, preparar-se para o mundo do trabalho, o exercício da cidadania, a autonomia intelectual, o pensamento crítico e adaptar-se a novas condições de ocupação como também relacionar teoria e prática.

As atividades complementares compreendem atividades acadêmicas e de prática profissional alternativas, como a realização de estágios, monitorias, programas de extensão, participação e apresentação de trabalhos em congressos, publicações de artigos.

Regulamento completo das Atividades Complementares no Anexo V do Projeto Pedagógico do Curso.


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