Curso de Graduação em
Química

Histórico

A região do Alto Paranaíba é uma das dez regiões de planejamento do Estado de Minas Gerais. As principais atividades econômicas são a agropecuária e a extração mineral. As principais culturas plantadas são o café, a soja e o milho. A industrialização é crescente, principalmente a produção de embalagens e telhas. A indústria de laticínios e fertilizantes também merece destaque.

Nos últimos anos vem crescendo de conscientização dos cidadãos e de empresas sobre a preservação do Meio Ambiente. Parte das atividades humanas com a geração de efluentes e resíduos, sólidos, líquidos e gasosos tem constituído um grande problema de contaminação ambiental e conseqüente desequilíbrio de nossos ecossistemas. Assim, cada vez mais, faz-se necessária a formação de profissionais para atuarem nesta área de conhecimento. Segundo a Sociedade Brasileira de Química: “A Química Ambiental, assim como qualquer outra área clássica da Química, pode ser definida de várias maneiras. Química Ambiental estuda os processos químicos que ocorrem na natureza, sejam eles naturais ou ainda causados pelo homem, e que comprometem a saúde humana e a saúde do planeta como um todo. Assim, dentro desta definição, a Química Ambiental não é a ciência da monitoração ambiental, mas sim da elucidação dos mecanismos que definem e controlam a concentração das espécies químicas candidatas a serem monitoradas”.

Neste contexto, o Bacharel em Química, representa recurso humano importante para atender às necessidades do mercado de trabalho corrente. Além das diversas funções generalistas relacionadas ao Bacharel em Química, o egresso da UFV-CRP estará habilitado para desenvolver atividades voltadas ao meio ambiente.

Em 2009, em decorrência da adesão da UFV ao Projeto REUNI, novos cursos foram criados no Campus de Rio Paranaíba. Disciplinas básicas de química são oferecidas desde a criação do Campus UFV-CRP em 2007, atendendo inicialmente ao Instituto de Ciências Agrárias. Em virtude desta presença e de sua grande importância no desenvolvimento da instituição, os profissionais envolvidos com o ensino da Química sugeriram, em 2009 a criação do curso de Química que foi autorizado pelo CEPE em 20/03/2009, Ata nº 458. As aulas do Curso tiveram início no dia 03 de agosto de 2009. Oferecido em horário integral, veio para suprir, principalmente a demanda por profissionais qualificados na região do Alto Paranaíba, extremamente carente de mão de obra qualificada voltada aos meios produtivos da região, que tem grande atividade agrícola e de prospecção mineral .

Em Setembro de 2013 formaram-se os primeiros quatro Bacharéis em Química da UFV-CRP.

SAIBA MAIS SOBRE A UFV

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress