Curso de Graduação em
Química

Trabalho de Conclusão de Curso

A disciplina Trabalho de Conclusão de Curso – QAM498 é uma monografia desenvolvida pelos alunos sob a orientação de docentes da UFV-CRP e que engloba atividades práticas e teóricas permitindo ao aluno a ampliação, aplicação e demonstração dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso e também aplicar a metodologia científica na execução deste trabalho.

O Trabalho de Conclusão de Curso, com 195 horas será desenvolvido pelos alunos sob a orientação de docentes do curso, e deverá resultar em uma monografia redigida e apresentada para avaliação por uma banca examinadora. Opcionalmente, o Trabalho de Conclusão de Curso poderá ser feito com características de iniciação científica. Esta opção pode atender aos alunos com interesse em pesquisa e direcionamento para o mestrado e/ou doutorado.

É essencial que o aluno tenha cursado uma carga horária mínima de disciplinas obrigatórias de 1770h, o que equivale, para o aluno regular, a estar no sexto período do curso. Tendo, portanto cursado disciplinas fundamentais ao bom desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso no Curso de Bacharelado em Química.

O Trabalho de Conclusão de Curso deve ser realizado sob a orientação de um ou mais professores vinculados ao curso de Bacharelado em Química. Os professores orientadores são escolhidos pela coordenação do curso. São atribuições de um professor orientador:

 

A.        Fornecer suporte aos alunos orientados nas necessidades de pesquisa e desenvolvimento do trabalho, desde a identificação do tema até a defesa do projeto;

B.        Orientar e revisar o trabalho escrito;

C.        Acompanhar o desenvolvimento dos projetos conforme uma metodologia previamente estabelecida.

A avaliação final dos trabalhos de conclusão será realizada por uma banca examinadora, que deverá ser composta por um coordenador de projetos (presidente da mesa), o professor orientador, um representante da Comissão Coordenadora do curso de Bacharelado em Química e, opcionalmente, por um professor ou profissional convidado com formação adequada ao tema, com longa experiência ou curso superior concluído. O resultado da avaliação corresponderá à média das avaliações individuais de cada integrante da banca.

Os temas dos trabalhos devem estar associados à área de abrangência do curso. O Trabalho de Conclusão de Curso é uma oportunidade de prestação de serviços à comunidade. Assim, os projetos podem ser direcionados a resolução de problemas de interesse da comunidade local.

Regulamento completo do Trabalho de Conclusão de Curso no Anexo VI do Projeto Pedagógico do Curso.

SAIBA MAIS SOBRE A UFV

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress